sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Livro : A história da Medicina

Recebi esta semana um presente da Editora M.Books o livro "A História da Medicina", da autora Anne Rooney. O livro tem uma leitura fácil para profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros além de fornecer explicações para pessoas leigas nesta área. Os fatos narrados vão desde as primeiras curas , na maioria das vezes desastrosas até os "milagres" da medicina atual.
Abordando vários aspectos da medicina atual e antiga como o entendimento da doença, o diagnóstico e os tratamentos, o livro ilustra cada momento na história com passagens e curiosidades mostrando o fracasso e o sucesso de cada tentativa.
Dentre os casos pitorescos está a de uma jovem chamada Anne Green que aos 22 anos deu a luz a uma criança que logo falecera. Condenada a forca pela morte do filho, fora colocada em um caixão. Acordou bem viva na mesa de dissecção após receber ajuda dos médicos ali presentes, recebeu indulto do estado e ficou rica. 
A hemofilia é uma doença hereditária em que a coagulação do sangue é afetada e o casamento entre famílias reais na Europa ajudou a disseminar tal doença por seu caráter recessivo. Um famoso portador desta doença era Tsarevich Alexei, filho do Czar Nicolau II da Rússia. Como a czarina acreditava que Rasputin pudesse controlar a doença do garoto, ele exerceu fortes influências na corte e sobre a família Real no começo do século XX.
Vários outros fatos são citados e comentados como a descoberta e a história do diabetes, o escorbuto nas viagens marítimas, a descoberta dos antibióticos, a pandemia de gripe no Brasil em 1918 que causava a morte de mais de 1000 pessoas diariamente...
Deste modo a narrativa se torna fácil e a leitura interessante e incansável.
Vou postar constantemente curiosidades históricas baseadas no livro.
O melhor é que tenho um livro extra para sorteio. Basta apenas fazer um comentário e o sorteio será realizado no dia 17/01 de maneira randomizada no site sorteador.com.br .
Abraços e até o próximo post.
 
Dr. Eduardo Sayeg