
Abordando vários aspectos da medicina atual e antiga como o entendimento da doença, o diagnóstico e os tratamentos, o livro ilustra cada momento na história com passagens e curiosidades mostrando o fracasso e o sucesso de cada tentativa.
Dentre os casos pitorescos está a de uma jovem chamada Anne Green que aos 22 anos deu a luz a uma criança que logo falecera. Condenada a forca pela morte do filho, fora colocada em um caixão. Acordou bem viva na mesa de dissecção após receber ajuda dos médicos ali presentes, recebeu indulto do estado e ficou rica.
A hemofilia é uma doença hereditária em que a coagulação do sangue é afetada e o casamento entre famílias reais na Europa ajudou a disseminar tal doença por seu caráter recessivo. Um famoso portador desta doença era Tsarevich Alexei, filho do Czar Nicolau II da Rússia. Como a czarina acreditava que Rasputin pudesse controlar a doença do garoto, ele exerceu fortes influências na corte e sobre a família Real no começo do século XX.
Vários outros fatos são citados e comentados como a descoberta e a história do diabetes, o escorbuto nas viagens marítimas, a descoberta dos antibióticos, a pandemia de gripe no Brasil em 1918 que causava a morte de mais de 1000 pessoas diariamente...
Deste modo a narrativa se torna fácil e a leitura interessante e incansável.
Vou postar constantemente curiosidades históricas baseadas no livro.
O melhor é que tenho um livro extra para sorteio. Basta apenas fazer um comentário e o sorteio será realizado no dia 17/01 de maneira randomizada no site sorteador.com.br .
Abraços e até o próximo post.
Dr. Eduardo Sayeg