terça-feira, 15 de julho de 2008

BACTÉRIA QUE CAUSA ÚLCERA É VELHINHA !!!

A equipe, da Universidade Nacional Autônoma do México, estudou amostras de tecido de corpos mumificados encontrados em uma caverna no Estado de Chihuahua, no norte do país, e descobriram nelas traços da bactéria causadora da doença, a Helicobacter pylori. ( FOTO ABAIXO ).

Duas amostras estudadas de tecido gástrico dos corpos, que datam de aproximadamente do ano 1350, apresentaram sinais da bactéria.

 

Este é o primeiro caso comprovado da presença da Helicobacter pylori em populações pré-colombianas.

 

FISIOPATOLOGIA

Atualmente, metade da população mundial é infectada com a bactéria, sendo que desse montante, 15% desenvolvem úlceras de estômago e 3% desenvolvem cancêr.

 

O H.pilory  é uma bactéria Gram negativa que vive no muco que cobre a superfície do estomago.

 

A infecção dá-se geralmente na infância por transmissão oral-oral ou fecal-oral.A maior parte da população infectada com o H. pylori permanece saudável, sem sintomas e não necessita de tratamento. Apenas uma minoria desenvolve uma doença clínica. 

 

A bactéria "ataca", uma vez que não penetra,  as células epiteliais do estômago e do duodeno ( 1ª porção do intestino) e lança mão de mecanismos que agridem essas células e causam então uma resposta do organismo com a finalidade de reverter o quadro. O H. pilory possui enzimas que de certa maneira corroem a mucosa do estômago causando dessa maneira a úlcera gástrica.

 

O tratamento é feito através de uma terapia tríplice com um anti-secretor de ácido de estômago ( omeprazol ou pantoprazol ) e mais dois antibióticos podendo ser a amoxicilina e a claritromicina. O tratamento é efetivo em 80 % dos casos.

 

Fontes :

Portal de notícias G1

3 comentários:

Unknown disse...

Dú, parabéns pelo blog. Adorei a iniciativa, adorei o nome tbm, bem sugestivo.
Vou divulgar...
PARABÉNS!!!!
Bjos!!

Unknown disse...

ai dú parabens!
bela iniciativa! se kisé alguma ajuda (não tão graduada qto a sua)para escrever algo, afinal na biologia a gnt ve essas coisas tb né!
Ah, e poh, coloka o nome cientifico da bactéria em destaque (italico ow negrito) poh! ou nao dá? ahuuuu
abraços
GABA

Veruschka G. Sabino disse...

Oi Du, parabéns...que bom que deu certo o blog. Lembro que vc havia comentado com o Jô na tua casa.
Vou ajudar na divulgação.
Beijinhos
Vera.