terça-feira, 1 de julho de 2008

Infarto Agudo do Miocárdio - Uma visão mais geral



Ainda sobre o assunto abaixo postado, cabe a mim responder inúmeras questões que são tanto de interesse médico como de interesse da população em geral. O IAM também conhecido como "ataque cardiaco" na linguagem popular, é o maior responsável por mortes em todo o Brasil respondendo por 27% delas, ou seja, de cada 100 pessoas que morrem no Brasil, 27 morrem por infarto.
Mas como ele acontece? Por que? Quem tem mais chance de ter ?
Inicialmente, gostaria que assistissem o vídeo abaixo e logo em seguido explico com mais detalhes.




Como vocês viram, o músculo responsável pelo batimento do coração, conhecido na linguagem médica como miocárdio, necessita de sangue para sobreviver e realizar funções vitais ao seu funcionamento. Quem leva sangue a todo o miocárdio são as artérias coronárias, que saem da aorta ( principal artéria do dorpo humano ) e são em número de duas : a artéria coronária direitta e a artéria coronária esquerda que logo se divide em dois ramos a artéria descendente anterior e a artéria circunflexa.Bem, com o passar dos anos e com o nosso estilo de vida, placas de gordura vão de maneira gradual, se aderindo as coronárias e deixando um espaço cada vez menor para que o sangue passe no interior das artérias. Esse acúmulo de gordura no interior das coronárias é conhecido como aterosclerose. Essa placa de gordura se torna, em alguns casos instável e se rompe. Assim como quando machucamos nossa pele e é formado a famosa "casquinha" do machucado, essa "casquinha" se forma também no interior da coronária e pelo fluxo sanguíneo, ela se solta até chegar em uma ramo da arteria que é estreito demais para que ela prossiga e como consequência impede a passagem de sangue para a musculatura que necessita daquele sangeu gerando assim o IAM,o famoso INFARTO.
Dessa maneira, temos os seguintes sintomas: dor no peito, sudorese, náuseas, vómitos e até a morte, no caso de a área que sofre a falta de sangue for muito extensa.
Pessoas que tem mais risco de infartar são principalmente fumantes, diabéticos, pessoas sedentárias e com obesidade central ( famosa barriguinha ) e com colesterol e triglicérides elevados.



Para quem quer saber mais.

Nenhum comentário: