terça-feira, 22 de julho de 2008

Shrek existiu ?

Shrek existiu. E falava 14 idiomas.shrek2Maurice Tillet ( a pessoa que inspirou a criação de Shrek) nasceu em 1903 na França e era uma pessoa muito inteligente e podia falar 14 idiomas segundo informações.

Entretanto, aos 20 anos de idade, desenvolveu uma doenças chamada ACROMEGALIA (a qual explicarei sucintamente mais abaixo). Devido a esta doença, mudanças em seu corpo foram ocorrendo e o transformando em uma pessoa "deformada".

A transformação para um quase 'monstro' não o abateu,ele emigrou para os Estados Unidos e converteu-se num profissional da Luta livre, com o nome de 'Assustador ogro do ringue'.

 

Lutou até quando pôde. Morreu em 1954, aos 51 anos com um problema no coração que não sabemos qual é.

shrek3

Pouco antes, seu parceiro de partidas de xadrez, Bobby Managain, pediu para fazer um lifecast ( máscara mortuária) do amigo que concordou e Bobby fez cópias em gesso da cabeça do amigo.Uma delas foi para o Museu iternacional da Luta Livre, em Iowa. A outra foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. 

 

Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek.  shrek

 

Abaixo mais uma imagem interessante :image.axd

Bem, agora vamos a explicação sobre acromegalia :

 

A acromegalia é uma patologia causada pela secreção excessiva de Hormônio do crescimento também conhecido como GH, do inglês, growth hormone.

 

A secreção excessiva do GH pode causar duas síndromes dependendo da idade em que há aumento da liberação deste hormônio.

  1. Gigantismo : na infância ( antes do fechamento das cartilagens de crescimento);
  2. Acromegalia : na idade adulta ( após o fechamento da cartilgem);

A principal causa de excesso de GH no corpo na idade adulta são os adenomas da hipófise (tumores benignos da hipófise) que passa a secretar de maneira desordenada o hormônio causando então crescimento de extremidades como as mãos , os pés, o queixo, as orelhas e das partes moles associadas as extremidades.Entretanto, tumores fora da hipófise também podem causar acromegalia.

 

O excesso de Gh pode ocasionar várias alterações no corpo :

  • Desfiguração facial, de mãos e pés;
  • Osteoartrose;
  • Dor, pelo crescimento;
  • Cardiopatias;
  • Intolerância a glicose e diabetes;
  • Dislipidemia;
  • Hipertensão;

O tratamento da acromegalia visa reduzir ou eliminar os efeitos de massa do tumor da hipofise que comprime outras areas ( da visão por exemplo); visa preservar a função da hipófise e reduzir os níves de Gh para os normais ou perto de.

Ele pode ser feito por cirurgia retirando o tumor, por radioterapia ou por medicamentos que bloqueiem a ação periférica do hormônio de crescimento.

 

Dúvidas? Me mande um e-mail

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi !
Nossa, fiquei impressionada com as imagnes e com a história tb !

Muito interessante o blog. Estou assinando o feed pra acompanhar sempre ok !

beijos

Anônimo disse...

Outra coisinha....

Uma dúvida eterna que sempre está em minha cabeça...

Quando tive minha primeira filha, passamos por um grande sufoco na hora do parto. O hospital era adepto do parto natural e forçou até o ultimo minuto pra ser assim. Fiquei mais de 26 horas sofrendo e minha filhinha nasceu em uma cesaria de urgência, ficou sem respirar por mais de 5 minutos e nasceu toda amassadinha, cheia de hematomas na cabecinha e no rosto. Hoje ela está super bem e não teve nenhuma sequela, mas sempre tive essas dúvidas.

É normal se esperar tanto tempo assim antes de partir pra cirurgia ? E também o pediatra disse que ela não nasceu antes pq meu cordão era muito curto... isso tb é possível ?

Agradeço muito se me ajudar a entender o que aconteceu !

Beijos