domingo, 31 de agosto de 2008

Metformina emagrece?

Estava lendo por ai na net sobre coisas da medicina e achei um tópico bem simples e legal sobre um medicamento bastante utilizado hoje em dia por pacientes diabéticos e algumas pessoas que buscam qualquer sacrifício para o emagrecimento e a manutenção de um corpinho enxuto : se trata da metformina.

 

A metformina é uma droga utilizada amplamente por endocrinologistas hoje em dia para o tratamento do diabetes tipo 2, caracterizado por se apresentar em pacientes com aquela gordurinha abdominal !

Se instala em pacientes que não se exercitam e possuem um hábito alimentar péssimo, resultando em obesidade central e resistência a ação da insulina.

 

É justamente ai que a metformina age, ela atua nas células-alvo da insulina, músculos, tecido adiposo e facilta a sua ação que é a de colocar a glicose para dentro da célula e reduzir este açucar no sangue!

 

Abaixo , segue um trecho de uma reportagem com o Dr. Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo esclarecendo o real efeito da metformina no combate a obesidade.

 

Metformina emagrece ?

 

Esse é um medicamento utilizado em indivíduos com diabete do tipo 2, que em geral têm excesso de peso. E, diferentemente da maioria dos remédios contra a doença, ajuda a emagrecer. É que a metformina facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas. Conseqüentemente, o teor desse hormônio no sangue também cai. Como a insulina aumenta a formação de gordura, esse efeito da metformina auxilia no emagrecimento. Indivíduos com resistência à insulina e, portanto, com tendência a ficarem diabéticos, também podem se beneficiar da metformina, quer na prevenção do diabete, quer emagrecendo alguns quilos. Já se noticiou que a metformina poderia contribuir para a perda de peso de pessoas não diabéticas e não resistentes à insulina. Isso, no entanto, carece de evidências científicas. Certamente esse medicamento é muito menos eficiente do que os bons remédios antiobesidade disponíveis no mercado.

 

Ta ai. Pode ser uma promessa para ajudar no emagrecimento árduo de cada dia, agora só nos falta de evidências de que ela seja realmente saudável e não cause danos futuros ao nosso organismo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre preferi métodos naturais, faço academia, musculação, jump, esteira e tudo mais que tenho direito... e modéstia a parte, mesmo minha filha tendo apenas 7 meses eu estou muito bem e já no meu peso anterior ! rs

beijos a você e uma bom restinho de semana !

Alice Daniel disse...

O remédio é caríssimo. Andei pesquisando.. em torno de 200 reais!
É mais barato fechar a boca ou ir na academia! rsrs

Mônica disse...

Acabei de comprar e paguei R$ 22,50.

Lu disse...

Pois eu acabei de comprar 60 capsulas de metformina por 1,80 na farmacia popular do brasil..vejam bem..60 cps por 1,80.

Priscilla Souza disse...

Eu estava atrás deste tipo de informação sobre a Metformina. O médico recomendou o uso uma vez por dia para controlar a minha diabete. Não sabia que estava também ajuda a emagrecer.