segunda-feira, 28 de julho de 2008

HIV - Cada vez menos um monstro !

Estava lendo os blogs que são links aqui no medicina e me dei de cara com um post interessante no My blog health a respeito de uma pesquisa que relata a sobrevida de pacientes com AIDS de acordo com início do tratamento e da maneira como adquiriram a doença. Outras variaveis incluem o gênero e a adesão ao tratamento.

Alguns dados interessantes :

  • A expectativa de vida de um portador do HIV subiu em média 13 anos indo de 36,1 anos para 49,4 anos;
  • Pacientes que adquiriram o HIV pelo uso de seringas contaminadas apresentaram expactatica de vida mais baixa;
  • Mulheres com HIV vivem mais do que homens com HIV;

Quer saber mais?

Continue lendo aqui...

Um pouco de oftalmo...

Este post eu "roubei" de um blog o qual é parceiro aqui.Ele se chama Nova Córnea e trata de assuntos bem legais relacionados a oftalmologia, principalmente no ramo de transplantes de córnea e depoimentos de pessoas que o realizaram.

Bem, segue aqui uma pequena explicação sobre os principais "problemas de visão" cuja nomenclatura usamos no nosso dia-a-dia e ás vezes nem sabemos o que significa.Ai vai!!!

 

"

.. Miopia - Os portadores de miopia têm dificuldade para enxergar longe. Em alguns casos, a visão também é ruím para perto.

... Hipermetropia - Os portadores de hipermetropia têm dificuldades para enxergar perto. Em graus maiores, a dificuldade pode ser também para longe.
... Presbiopia - Também chamado de vista cansada, comum após os 40 anos. Os portadores têm dificuldades para enxergar para perto, principalmente para leitura de letras pequenas, para costurar, para colocar a linha no buraco da agulha e para escrever. A maioria das pessoas que nunca usou óculos, nem nunca precisou usar, cairá neste grupo após os 40 anos de idade, com algumas exceções. A dificuldade para perto tende a piorar com a idade.
... Astigmatismo - É um defeito existente na curvatura do cristalino, resultando em dificuldade para enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. É corrigido com lentes de óculos chamadas "cilíndricas".

 

Mais informações acessem o blog Nova Córnea.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Shrek existiu ?

Shrek existiu. E falava 14 idiomas.shrek2Maurice Tillet ( a pessoa que inspirou a criação de Shrek) nasceu em 1903 na França e era uma pessoa muito inteligente e podia falar 14 idiomas segundo informações.

Entretanto, aos 20 anos de idade, desenvolveu uma doenças chamada ACROMEGALIA (a qual explicarei sucintamente mais abaixo). Devido a esta doença, mudanças em seu corpo foram ocorrendo e o transformando em uma pessoa "deformada".

A transformação para um quase 'monstro' não o abateu,ele emigrou para os Estados Unidos e converteu-se num profissional da Luta livre, com o nome de 'Assustador ogro do ringue'.

 

Lutou até quando pôde. Morreu em 1954, aos 51 anos com um problema no coração que não sabemos qual é.

shrek3

Pouco antes, seu parceiro de partidas de xadrez, Bobby Managain, pediu para fazer um lifecast ( máscara mortuária) do amigo que concordou e Bobby fez cópias em gesso da cabeça do amigo.Uma delas foi para o Museu iternacional da Luta Livre, em Iowa. A outra foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. 

 

Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek.  shrek

 

Abaixo mais uma imagem interessante :image.axd

Bem, agora vamos a explicação sobre acromegalia :

 

A acromegalia é uma patologia causada pela secreção excessiva de Hormônio do crescimento também conhecido como GH, do inglês, growth hormone.

 

A secreção excessiva do GH pode causar duas síndromes dependendo da idade em que há aumento da liberação deste hormônio.

  1. Gigantismo : na infância ( antes do fechamento das cartilagens de crescimento);
  2. Acromegalia : na idade adulta ( após o fechamento da cartilgem);

A principal causa de excesso de GH no corpo na idade adulta são os adenomas da hipófise (tumores benignos da hipófise) que passa a secretar de maneira desordenada o hormônio causando então crescimento de extremidades como as mãos , os pés, o queixo, as orelhas e das partes moles associadas as extremidades.Entretanto, tumores fora da hipófise também podem causar acromegalia.

 

O excesso de Gh pode ocasionar várias alterações no corpo :

  • Desfiguração facial, de mãos e pés;
  • Osteoartrose;
  • Dor, pelo crescimento;
  • Cardiopatias;
  • Intolerância a glicose e diabetes;
  • Dislipidemia;
  • Hipertensão;

O tratamento da acromegalia visa reduzir ou eliminar os efeitos de massa do tumor da hipofise que comprime outras areas ( da visão por exemplo); visa preservar a função da hipófise e reduzir os níves de Gh para os normais ou perto de.

Ele pode ser feito por cirurgia retirando o tumor, por radioterapia ou por medicamentos que bloqueiem a ação periférica do hormônio de crescimento.

 

Dúvidas? Me mande um e-mail

quinta-feira, 17 de julho de 2008

De Salomão aos dias de hoje...

Há uma passagem na bíblia relatando um fato acontecido durante o reinado de Salomão ( aquele que pediu sabedoria a Deus)do povo Hebreu.

Diz que duas mulheres estavam discutindo pois alegavam que ambas eram mães de uma  certa criança. Para que a justiça fosse feita, o povo ao redor as levou diante de Salomão, conhecido na época por seu senso de justiça e sabedoria.

Imediatamente pensou e decidiu:

-Cortamos a criança ao meio e cada uma fica com cada metade.

Prontamente uma chorou e a outra concordou.

Sem pensar mais nada resolveu que a mãe verdadeira era aquela que estava em lágrimas e concedeu a criança a ela.

 

Voltando aos dias de hoje e ao ponto onde quero chegar, recebi um e-mail de uma amiga ontem á noite a qual de maneira imediata me recordou tal história acima.

 

Ai vai ela:

 

Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz:

-  Doutor, o Sr. terá de me ajudar em um problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas sim em um espaço grande entre um e outro...
E então o médico perguntou : Muito bem. E o que a senhora quer que eu faça?
A mulher respondeu : Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.


O médico então pensou um pouco e depois do seu silêncio disse para a mulher :  Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.


A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.


E então ele completou : Veja bem, minha senhora, para não ter de ficar com os dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para ter o outroe terá um período de descanso até o outro nascer.

 

Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...

A mulher apavorou-se e disse : Não doutor! Que horror ! Matar um criança é um crime!

Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la. O médico sorriu e, depois de algumas considerações e viu que a sua lição surtira efeito.
Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

O CRIME É EXATAMENTE O MESMO!!!!!

Findada a história, verídica ou não, sou contra o aborto. A despeito de religião ou seita sou contra o aborto. A vida que lá surge é um milagre e merece uma chance pois várias batalhas já foram vencidas por apenas duas células que no útero se uniram para formar um só corpo e evoluiram para formar um ser humano : um milagre.

 

Agora, cabe sim, as pessoas que praticam o sexo saber de suas consequências ( acho que todos sabem né?) e a partir disso tomar medidas para o seu próprio bem ( como  DSTs) e evitar qualquer gravidez indesejada que ponha em risco todo o futuro social tanto da mãe, do pai como da criança. Existe sempre o risco de qualquer destas em uma relação e com os meios de comuniação e a facilidade de acesso a qualquer contraceptivo, não se justifica tantas jovens grávidas e altas taxas de prevalências de DSTs na população em geral. Invista em você, invista no seu futuro e faça com que uma gravidez seja uma parte feliz da sua vida e não simplesmente algo que aconteceu.

 

Enfim, aborto é crime ( quem já fez parto de um feto morto sabe, ele nasce morto mesmo, imagina a imagem!) e nenhuma pessoa nesta Terra tem o direito de tirar uma vida, ainda mais de uma inocente vida que não tem direito nenhuma a defesa.

 

E uma pessoa que com certeza foi um gênio disse : ( por sinal A. Einstein)

- Temos duas maneiras de encarar nossas vidas. A primeira é não acreditar em milagres.  E a segunda : - Tudo na vida é um MILAGRE !

quarta-feira, 16 de julho de 2008

SAMU

Em uma notícia lida recentemente, a rspeito da tão falada "lei seca" dados interessantes enviados por 14 unidades do SAMU ( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) ao Ministerio da Saúde nos revelam algo,que na minha opinião, só demonstram a realidade e nada mais.

Ocorreu no período da entrada de lei seca do dia 20 de junho até o dia 10 de julho uma redução, em média,  de 24 %nas operações de resgates nas unidades.

As 144 unidades do SAMU estão implantadas em 1.150 municípios, incluindo todas as capitais brasileiras. A população coberta pelo serviço é de 101 milhões de pessoas. As atribuições do SAMU vão além das operações de resgate, como mostra o recém-iniciado levantamento sobre o impacto da chamada lei seca na violência do trânsito. Neste caso, o SAMU funciona como um termômetro da situação.

Ao todo, no Brasil, o SAMU conta com 144 unidades e tais dados foram enviados somente por 14 destas, o que abrange uma população de praticamente 25 milhões de pessoas. Imagine quando tivermos em mãos os dados de todas as unidades. Fantástico não é?

A região de Niterói se mostrou com maior redução no período, no caso, 47%, seguido por Brasilia com 40% e Porto Alegre 35%.

A tabela abaixo demonstra os dados com maior nitidez :


N.º SAMU UF TIPO POPULAÇÃO IBGE    ESTIMADA 2007 EM 01/04/07 REDUÇÃO DOS SOCORROS DO SAMU EM FUNÇÃO DA LEI SECA
1 Manaus
AM

Municipal

1.612.475

20%
2 Salvador
BA

Regional

3.089.889

15%
3 Brasília DF Municipal
2.455.903

40%
4 Vitória ES Regional
1.624.760

9,00%
5 Metropolitano de Goiânia GO Regional
1.967.532

28%
6 João Pessoa PB Regional
1.013.813

30%
7 Curitiba PR Regional
2.158.854

20%
8 Niteroi - Metropolitano II RJ Regional
1.857.513

47%
9 Nova Iguaçú - Metropolitano I RJ Regional
3.571.096

4%
10 Porto Alegre RS Municipal
1.420.667

35%
11 Joinville - Região Nordeste SC Regional
1.150.281

30%
12 SES - Sergipe SE Regional
1.258.530

14%
13 Campinas SP
Municipal

1.039.297

13,40%
14 Ribeirão Preto SP Regional
1.185.741

13,40%

 MÉDIA

24%

A minha região de Ribeirão Preto, "terra do chopp do Pinguim", que conta com um ótimo serviço, mostrou uma redução de 13, 40% no período.

Agora, sem apenas ler os dados e atribuir tal melhora a lei seca, vamos refletir um pouco.

O fato é fato e está aqui para ser observado. Numericamente os atendimentos de urgência reduziram de maneira drástica, mas será isso tudo devido a lei seca?

Com certeza respondo que não. Policiais e autoridades, nesta ocasião sentem-se com mais poder, e desta maneira aumentam a fiscalização com maior pessoal e viatura nas ruas. A população sentindo-se pressionada realmente reduz o consumo de alcool e afins e tambem utiliza outras técnicas para continuar bebendo como meios alternativos de transporte sendo eles táxis, moto-táxis, amigos que não bebem, etc...
Enfim, o que mudou foi a fiscalização e não a consciência da população em geral que logo após essa febre da "suposta lei seca", a qual também é inconstitucional, irá retornar a suas atividades noturnas de sexta e sábado com bebedeiras , acidentes e mais atendimentos do SAMU.

Espero, de maneira honesta, que este episódio o qual estamos presenciando sirva de lição a uma grande maioria de nós e desta maneira, tornemos nossa consciência social a principal fiscalização. Um bem para todos, para sempre.

terça-feira, 15 de julho de 2008

BACTÉRIA QUE CAUSA ÚLCERA É VELHINHA !!!

A equipe, da Universidade Nacional Autônoma do México, estudou amostras de tecido de corpos mumificados encontrados em uma caverna no Estado de Chihuahua, no norte do país, e descobriram nelas traços da bactéria causadora da doença, a Helicobacter pylori. ( FOTO ABAIXO ).

Duas amostras estudadas de tecido gástrico dos corpos, que datam de aproximadamente do ano 1350, apresentaram sinais da bactéria.

 

Este é o primeiro caso comprovado da presença da Helicobacter pylori em populações pré-colombianas.

 

FISIOPATOLOGIA

Atualmente, metade da população mundial é infectada com a bactéria, sendo que desse montante, 15% desenvolvem úlceras de estômago e 3% desenvolvem cancêr.

 

O H.pilory  é uma bactéria Gram negativa que vive no muco que cobre a superfície do estomago.

 

A infecção dá-se geralmente na infância por transmissão oral-oral ou fecal-oral.A maior parte da população infectada com o H. pylori permanece saudável, sem sintomas e não necessita de tratamento. Apenas uma minoria desenvolve uma doença clínica. 

 

A bactéria "ataca", uma vez que não penetra,  as células epiteliais do estômago e do duodeno ( 1ª porção do intestino) e lança mão de mecanismos que agridem essas células e causam então uma resposta do organismo com a finalidade de reverter o quadro. O H. pilory possui enzimas que de certa maneira corroem a mucosa do estômago causando dessa maneira a úlcera gástrica.

 

O tratamento é feito através de uma terapia tríplice com um anti-secretor de ácido de estômago ( omeprazol ou pantoprazol ) e mais dois antibióticos podendo ser a amoxicilina e a claritromicina. O tratamento é efetivo em 80 % dos casos.

 

Fontes :

Portal de notícias G1

MY BLOG HEALTH

Ao procurar sites e blogs interessantes por esta vasta internet, acabei por encontrar um blog dedicado a saúde e bem-estar de uma maneira geral.
O blog se intitula MY BLOG HEALTH, e esta seção é escrita, pelo menos é oque consta no blog por 4 mulheres, sendo elas a New, Carol Mendes, Jaqueline Amorim, Mary Villano e mais o GATO GUGA !
Temas interessantes como alcoolismo, alimentação, saúde, dieta, exercicios físicos e muito mais.
Vale a pena visitar!
Inclusive, aki ao lado , possuo um link em meus blogs favoritos que direciona diretamente para o blog deles.


http://www.meu-blogue4.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de julho de 2008

SÍNDROME DE ZOLLINGER - ELLISON

O que é a síndroma de Zollinger-Ellison?

A síndrome de Zollinger­Ellison, ou gastrinoma, foi descrita pela primeira vez nos anos cinquenta por dois médicos da Universidade de Ohio, o qual lhe deram o seu nome. Esta síndrome está geralmente associada a um tumor das células pancreáticas produtoras de gastrina, um hormônio responsável pela hipersecreção gástrica e pelo aparecimento de úlceras pépticas (gástricas e/ou duodenais) agudas e recorrentes. A maior parte dos indivíduos afetados por esta doença apresenta pequenos tumores múltiplos que, em cerca de 50% dos casos, são malignos. Os tumores podem estar localizados no pâncreas ou, mais frequentemente, isto é em 60% dos casos, na parede do duodeno (segmento inicial do intestino delgado).

Por vezes, a doença apresenta-se em indivíduos afetados pela neoplasia endócrina múltipla que inclui tumores de outras glândulas endócrinas: tiróide, paratiróides, hipófise, supra-renais.

Quais são as causas da síndroma de Zollinger-Ellison?

A causa ou origem destes tumores endócrinos ­ gastrinomas - é comple­ tamente desconhecida e ainda não estão completamente esclarecidos os mecanismos que conduzem à hipersecreção gástrica.

Sintomas relacionados

  • Ardor no estômago (ou azia);
  • Dores recorrentes e persistentes na região central do abdómen, muitas horas depois das refeições;
  • Diarreia;
  • Distensão gástrica depois das refeições;

Como é o tratamento?

Geralmente o médico receita medicamentos antiulcerosos; os mais recentes e potentes inibidores da secreção ácida (inibidores da bomba de prótons, presentes na mucosa gástrica) são o omeprazol, pantoprazol ou lanzoprazol que o paciente deve tomar em doses elevadas e durante toda a vida. Mas a terapêutica farmacológica não tem qualquer efeito sobre a causa subjacente: a presença dos tumores.

A remoção dos tumores que secretam a gastrina pode eliminar a doença e eliminar a necessidade de medicação permanente. Em alguns casos, torna-se necessária a remoção de uma parte do pâncreas e do duodeno. No entanto, na presença de tumores malignos múltiplos, ou que já tenham afectado outros órgãos, a cirurgia é inútil e o médico deve recomendar a quimioterapia.

Por que desta síndrome ?

A doença pode estar associada, em 20% dos casos, a uma neoplasia endócrina múltipla, como a síndroma de Wermer (neoplasia endócrina múltipla de tipo 1) caracterizada pelo aparecimento de tumores múltiplos ao nível das paratiróides (hiperparatiroidismo), supra-renais (feocromocitoma) e do pâncreas. Estas neoplasias geralmente requerem a remoção cirúrgica mas, por vezes, apenas está indicada a quimioterapia. A síndroma de Zollinger­Ellison é uma doença perigosa, porque as complicações podem pôr em perigo a vida do paciente e necessita de acompanhamento médico de maneira criteriosa.

domingo, 6 de julho de 2008

SEXO PRECOCE !!!

   Ao abrir o jornal hoje pela manhã , Folha de São Paulo, logo procuro pelos editais que na maioria das vezes são em sua parte interessantes. Me deparo com o seguinte título : SEXO PRECOCE. Logo no início, reparei que ma deparava com a recém-divulgada Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher. De maneira qause instantânea me linkei no portal do Ministério da Saúde para me aprofundar em seus dados e me deparei com o que já sabia da minha pequena experiência profissional em estágios por maternidades durante a minha Faculdade: as brasileiras estão fazendo sexo cada vez mais novas. No ano de 2006, 32.6% das meninas de 15 anos já tinham tido sua primeira relação sexual. Um aumento absurdo se comparado com os 11,5% do ano de 1996. Se não tivesse tido experiência com esse tipo de situação ficaria assustado, mas não me surpreendi. Quantas vezes amparei "meninas" nas salas de pré-parto que na maioria das vezes não estavam acompanhada de seus respectivos parceiros, pois eles simplesmente sumiam e despareciam após a notícia de que seriam pai.



Bem, uma outra nota importante e que nos deixaria menos preocupados, seriam as consequências desta sexualidade mais precoce. Apesar de iniciarem mais cedo na vida sexual, os dados referentes ao "desastre precoce" não nos preocupa, em partes, pois não há correlação fatídica entre a idade de início sexual e suas consequências tais como gravidez e DST's.

Se compararmos meninas entre 15 e 19 anos vamos ter os seguintes resultados :


  • Nos EUA - 53 nascimentos por grupo de mil jovens

  • No Japão - 4 nascimentos por grupo de mil jovens;

  • No Brasil - 73 nascimentos por mil jovens;

  • E a campeã - NÍGER - com 223 nascimentos por grupo de 1000 jovens;


Na pesquisa do Ministério da Saúde foram entrevistadas 15.575 mulheres e 5.056 crianças menores de 5 anos ( 4.957 vivas no momento da entrevista).

Alguns dados de coleta foram :


  • Medidas antropométricas ( altura e peso de mulheres e crianças e circ. abdominal das mulheres );

  • Amostras de sangue - para dosagem de vitamina A e Hemoglobina ( saber se tem anemia );

  • Informações sobre o teor de iodo no sal consumido ( Bócio de tireóide )


Bem, fazendo uma análise pessoal das questões, creio que fatores que determinam essas diferenças entre os países e as diferentes regiões do nosso vasto Brasil são o acesso a informação e a rede básica de Saúde, além dos anos de escolaridade. No Brasil, meninas com 12 anos de estudo, têm em média seu filho com 26 anos contra os 19 anos das que estudaram apenas 3 anos. Por essa ótica, um outro dado interessante que ouvi em uma palestras, não me lembro exatamente dos dados, é que quanto maior o grau de escolaridade, menor a frequência de relação sexual. Por isso, você que tem um pós-doutorado se cuide ! Ou então não terá filhos, nem parceiros!







Outras informações sobre esta interessante pesquisa você encontra no seguinte endereço :





                                                               




 



terça-feira, 1 de julho de 2008

Infarto Agudo do Miocárdio - Uma visão mais geral



Ainda sobre o assunto abaixo postado, cabe a mim responder inúmeras questões que são tanto de interesse médico como de interesse da população em geral. O IAM também conhecido como "ataque cardiaco" na linguagem popular, é o maior responsável por mortes em todo o Brasil respondendo por 27% delas, ou seja, de cada 100 pessoas que morrem no Brasil, 27 morrem por infarto.
Mas como ele acontece? Por que? Quem tem mais chance de ter ?
Inicialmente, gostaria que assistissem o vídeo abaixo e logo em seguido explico com mais detalhes.




Como vocês viram, o músculo responsável pelo batimento do coração, conhecido na linguagem médica como miocárdio, necessita de sangue para sobreviver e realizar funções vitais ao seu funcionamento. Quem leva sangue a todo o miocárdio são as artérias coronárias, que saem da aorta ( principal artéria do dorpo humano ) e são em número de duas : a artéria coronária direitta e a artéria coronária esquerda que logo se divide em dois ramos a artéria descendente anterior e a artéria circunflexa.Bem, com o passar dos anos e com o nosso estilo de vida, placas de gordura vão de maneira gradual, se aderindo as coronárias e deixando um espaço cada vez menor para que o sangue passe no interior das artérias. Esse acúmulo de gordura no interior das coronárias é conhecido como aterosclerose. Essa placa de gordura se torna, em alguns casos instável e se rompe. Assim como quando machucamos nossa pele e é formado a famosa "casquinha" do machucado, essa "casquinha" se forma também no interior da coronária e pelo fluxo sanguíneo, ela se solta até chegar em uma ramo da arteria que é estreito demais para que ela prossiga e como consequência impede a passagem de sangue para a musculatura que necessita daquele sangeu gerando assim o IAM,o famoso INFARTO.
Dessa maneira, temos os seguintes sintomas: dor no peito, sudorese, náuseas, vómitos e até a morte, no caso de a área que sofre a falta de sangue for muito extensa.
Pessoas que tem mais risco de infartar são principalmente fumantes, diabéticos, pessoas sedentárias e com obesidade central ( famosa barriguinha ) e com colesterol e triglicérides elevados.



Para quem quer saber mais.

BlogBlogs.Com.Br

Infarto Agudo do Miocárdio

Atendimento pré-hospitalar economiza tempo e dinheiro


A implantação do atendimento pré-hospitalar facilita o tratamento e melhora os resultados nos casos envolvendo infarto agudo do miocárdio, aumentando a expectativa de vida dos pacientes e diminuindo os custos com internação. Além disso, o custo com o uso de fibrinolítico nas ambulâncias pode ser reduzido em R$ 176 por paciente, mais barato que o tratamento padrão nos hospitais. Essas foram as constatações do estudo feito por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia, do Ministério da Saúde. A pesquisa foi coordenada pelo cardiologista Denizar Vianna.
O infarto é responsável por 27% das mortes no Brasil, superior inclusive ao câncer, perdendo apenas para traumas e acidentes, correspondendo a aproximadamente 83 mil óbitos no último ano e R$ 500 milhões em gastos públicos. O percentual de internações aumentou em 65% e o de custos, em 195%, entre 2001 e 2005.
O coordenador do estudo afirma que cada minuto que se perde nas três primeiras horas desde o início dos sintomas representa 11 dias a menos na expectativa de vida destes pacientes, por isso o fator tempo é determinante no tratamento emergencial do infarto. Para ele, daí viria a necessidade de se implantar o atendimento pré-hospitalar, antecipando ao máximo o atendimento do infarto por meio das unidades móveis de resgate e equipes, treinadas para administrar o fibrinolítico na própria ambulância.
O sistema já foi implantado em Diadema, na região do ABC paulista, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A idéia é que outras cidades do país adotem o procedimento.